La Salle Pato Branco

                                                                                             
                                                                                                                        

Em março de 1965 o vigário da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco, Frei Sérgio Hilleshein, solicitou junto à Associação Brasileira de Educadores Lassalistas da Província de São Paulo, a criação de uma escola católica para rapazes. A solicitação foi pronta mente atendida e com a ajuda da comunidade, em 1967 iniciou o funcionamento do Ginásio La Salle, tendo como primeiro diretor o Irmão Albano Arlindo Flach.
Devido a muitas solicitações por bolsas de estudo, em 1970, a Associação Brasileira de Educadores Lassalistas contatou o governo do Estado do Paraná, com o qual fez um convênio, caracterizando a tão esperada aspiração da gente de nossa terra: ensino gratuito e de qualidade.
Em 1971 a escola passou a denominar-se Ginásio Estadual La Salle.
Em 1988, o diretor professor Dirceu Ruaro encaminhou à SEED solicitação para funcionamento das séries iniciais do Ensino fundamental, atendida através da resolução n.º 867/88 e entrando em funcionamento no ano de 1989.
De 1989 até 1999, o Ensino fundamental, séries iniciais, esteve vinculado a SEED - Secretaria Estadual de Educação, sendo dirigida neste período, pelo professor Dirceu Ruaro, professora Maria Aparecida da Cruz, professor Adir Hildo Kalinke e professor Eliseu Miguel Bertelli.
No ano de 2000, sob a direção da professora Bernardet Barancelli Valenga, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, séries iniciais, foram municipalizados, recebendo autorização de funcionamento através da resolução n.º5/2000 de 24/03/2000 passando a denominar-se Escola Municipal São João Batista de La Salle, mantendo a mesma preocupação de formação humana e cristã juntamente com ensino de qualidade.
No ano de 2005, por uma exigência da Prefeitura Municipal, todas as escolas que compartilham espaços com o Estado deveriam ter sua própria direção e para tanto foi indicada a professora Carmen Rozane Geralde Oenning para assumir a direção da escola municipal São João Batista de La Salle, a qual posteriormente foi eleita através de voto direto, no final de 2005, para um mandato de dois anos.
A Escola Municipal São João Batista de La Salle, funciona conjugada ao Colégio Estadual La Salle Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries e Ensino Médio, ambos comprometidos com a qualidade das relações humanas e com a qualidade de ensino-aprendizagem, buscando contribuir com a comunidade na qual está inserida, como agente transformadora de mentes e corações sintetizados no tripé Fé, Fraternidade e Serviço.
Atendendo à Legislação vigente, que fixa diretrizes e bases para o Ensino Fundamental – séries iniciais, que dará ênfase à necessidade da existência de um Regimento Escolar, atendendo o dispositivo legal da Constituição Estadual do Paraná e que tem como um dos princípios a gestão democrática e colegiada da Escola, foi elaborado o presente documento que destina a Escola Municipal São João Batista de La Salle – Educação Infantil e Ensino Fundamental – séries iniciais, mantida pela Prefeitura Municipal de Pato Branco - Paraná. A Escola Municipal São João Batista de La Salle atende a clientela de todos os bairros, centro, zona periférica e zona rural do município. O Estabelecimento tem por finalidade atender os dispositivos da Lei vigente, ministrar Ensino Fundamental – séries iniciais – observando a legislação e as normas  especificamente  aplicadas. Autorização para funcionamento: Resolução 775/2000 de 24/03/2000.
A Escola Municipal São João Batista de La Salle – Educação infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais, localiza-se à Rua Ararigbóia, 891, com área do terreno de 20.429m2, sendo a área construída de 2.674m2. A área construída em alvenaria do tipo prédio escolar, pertence à Associação Brasileira dos Educadores Lassalistas, atualmente em comodato com a Prefeitura Municipal de Pato Branco, através da APM.
A Escola Municipal São João Batista de La Salle, é fruto do trabalho conjunto de toda a comunidade escolar, construído a partir de discussões sobre as questões relevantes do trabalho cotidiano, desde o tipo de homem que se quer formar até a sociedade em que se pretende viver. Estas discussões foram enriquecedoras e possibilitaram determinar o caminho a ser seguido pela Escola Municipal São João Batista de La Salle.


Cícero Lucas Granetto da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário